Afeto aliado à sofisticação
A linguagem do amor é universal, democrática e transcende os limites físicos. Não há o que a explique, apesar de ser traduzida com maestria em canções, poemas e em todas as formas artísticas desde os primórdios. Quando o casal decidiu partilhar a vida neste duplex de cerca de 280 metros quadrados, o maior desejo era de registrar essa nova fase em ambientes funcionais e sofisticados. Para expressar a identidade dos dois e, ao mesmo tempo, incentivar os momentos a dois, a arquiteta Débora Bohrer mergulhou na rotina e nos anseios do casal para dar vida à proposta de excelência.
Como este é o primeiro apartamento do casal, eles quiseram acompanhar de perto cada passo da obra, dividida em duas partes: infraestrutura e o projeto de interiores. “Escolhas de acabamento, fornecedores e até definições de obra foram feitas em conjunto, utilizando toda a técnica e experiência do escritório, mas sempre levando em consideração as opiniões e vivências dos clientes”, comenta a profissional.
O conforto físico e estético andam de mãos dadas no projeto, marcado por móveis assinados pelo escritório, harmonia de tonalidade e uma leveza predominante. O minimalismo nasce nos móveis da sala de jantar, complementado pelos tons sofisticados que instigam à nobreza. Entre os elementos imponentes, as texturas do revestimento White Kalahari e os espelhos em bronze se destacam no espaço, que foi complementado pelas peças das linhas American e Oceania Moss Green, da Organne.
Planejada desde o início da obra, a parede do painel da televisão mescla diferentes materiais com excelência: o porcelanato Oro Bianco, da Portobello, o pórtico de gesso acartonado, os perfis metálicos e a iluminação com fitas de led formam uma estética única e elegante ao toque. O aconchego é transmitido por meio do grandioso tapete turco e das cortinas personalizadas, concebidas com o tecido Paloma, da Quaker Decor. Os acabamentos e tonalidade nobres percorrem todo o projeto, assim como os revestimentos refinados.
A inspiração vem de fora para dentro no home office do casal, pois Débora tirou partido da localização privilegiada do imóvel para conectá-lo ao externo — que fica no andar mais alto do prédio e está no centro de Chapecó. As horas de trabalho, portanto, estão acompanhadas de móveis minimalistas e lâminas de Nogueira Americana. O sofá-cama acomoda dois colchões e as prateleiras suspensas foram revestidas com o porcelanato Bianco di Elba, da Portobello, e iluminadas por fitas de led.
PONTOS-CHAVE
• Abraçado pela luz natural que entra por meio das grandes aberturas, o escritório do casal foi pintado com uma tinta que remete à textura de cimento queimado, trazendo toques contemporâneos à predominância dos painéis em madeira.
• Os tecidos do tapete indiano e das cortinas foram escolhidos com atenção para que expressasse o conforto que o ambiente necessita, além de facilitarem nas manutenções.
• Para complementar o cenário que acolhe, a imponente cadeira Jocasta se encaixa perfeitamente na proposta e nas tonalidades escolhidas para o projeto.
• Detalhes em tons escuros dão contraste ao visual clean, como o vaso Oceania, da Organne, e os puxadores Lotus, da Zen Puxadores.
No projeto da cozinha do apartamento, dois pedidos desafiaram a arquiteta: manter o ambiente isolado do restante da área social e a adição de uma mesa particular. ara concebê-los sem prejudicar a funcionalidade, Débora apostou em uma bancada em C em uma superfície ultracompacta no tom Branco Sibéria que otimiza a área. Em Ônix translúcido e fitas de led, a mesa integra-se à bancada e transforma as receitas com ludicidade.
Para partilhar a vida boa um com o outro, os ambientes se transformaram em cenários contemplativos com materiais luxuosos e sensíveis. A pedra Ônix e a sua translucidez formam uma moldura com nichos para abrigar os temperos do casal e torná-los acessíveis. Os móveis da cozinha são lineares e o tom de branco auxilia na leveza do espaço, que recebeu uma cristaleira em vidro reflecta bronze e iluminação indireta, acabamentos em dourado e a presença da lâmina de Nogueira Americana.
A estética sóbria do espaço gourmet foi pensada para colaborar com o bem receber e com os momentos de confraternização. Materiais da Portobello, o revestimento Nero Venato dá origem a churrasqueira, enquanto o White Kalahari tem as suas texturas enaltecidas pela iluminação cenográfica. As banquetas Dolabella, da Bel Metais Móveis, e o conjunto de pendentes Vitá, da Bella Iluminação, complementam a imponência e hospitalidade da área.
A cabeceira da suíte foi detalhada para sair exatamente igual ao projeto e é a protagonista do ambiente — com um jogo de gomos estofados que se estendem até o teto e detalhes geométricos em serralheira dourada. O desejo da cliente era de que fosse um quarto leve, mas sem monotonias. Por isso, Débora uniu diferentes texturas com excelência. As arandelas e o pendente Sarau, da Bella Iluminação, deixam o espaço mais aconchegante, encontrando com a iluminação em sanca de gesso. O porcelanato Oro Bianco reveste a parede da televisão e os fragmentos em espelho bronze foram demarcados com cuidado ainda na fase de obras.
O closet segue a mesma proposta da suíte, com leveza e sofisticação em equilíbrio. Os painéis ripados receberam uma iluminação customizada: “nesse caso, os perfis de led foram cuidadosamente projetados para que se encaixassem no ripado e proporcionassem a iluminação de forma frontal, eliminando sombras e proporcionando luz de forma uniforme e harmônica”, comenta Débora. O revestimento Oro Bianco reveste as paredes e a serralheria em dourada entra em consonância com a estética luxuosa.
DETALHANDO
1. No banheiro do escritório, a escolha pelo porcelanato Bianco di Elba cria uma unidade visual irreverente — já que está presente no piso, nas paredes, na cuba e na bancada. “Outro ponto que acrescenta mais personalidade ao projeto foi a aposta em metais pretos, que trazem o olhar para pontos específicos do projeto e remetem a um espaço mais maduro”, explica a arquiteta.
2. Os estofados em corda náutica da área externa foram desenvolvidos pelo Vimeza Móveis, trazendo praticidade e eficiência para o dia a dia. A madeira natural foi pensada para abrigar um spa, onde a paisagem exuberante é o cenário paradisíaco. O banco baú e uma champanheira embutida também compõem o local, assim como o tapete turco em polipropileno.
Fotos: Kacio Lira