Contemporâneo e funcional

Homesickness é o termo criado para falar da saudade que sentimos de casa quando fazemos viagens longas ou até mesmo breves passeios. Embora o ato de viajar nos encha de prazer, momentos e aprendizados, voltar para casa também pode nos despertar sensações inexplicáveis. Em casa buscamos segurança, conforto e aconchego, com a intimidade e a privacidade que só o nosso próprio lar pode nos permitir.

Desafiada pelas inspirações do cliente que costuma realizar viagens, a arquiteta e urbanista Amanda Sanagiotto deu personalidade a este projeto de 112m² localizado no centro de Chapecó. O gosto do morador por carros de corrida e a paixão pela prática de esportes dão vida ao processo de construção da identidade do apartamento de um só homem. Cômodos com design arrojado, compostos por mobiliários novos e modernos, com predominância de tons escuros revelam a essência deste projeto repleto de estilo.

A sala de TV e a suíte são lugares especiais, onde é possível captar a essência do cliente em objetos de decoração presentes na composição — uma réplica da Fórmula 1 que ele tanto adora, entre outros itens no décor que remetem à pessoalidade, como um saudoso uniforme esportivo pendurado na parede do quarto principal. Do simples arrojado ao elegante versátil: um apartamento moderno para acolher sempre que o bom filho à casa torna.

Logo na entrada uma poltrona em couro caramelo, uma réplica de F1 e as pistas de corridas prendem a atenção de quem entra no apartamento. Era preciso que a paixão pelo esporte pudesse ser representada na essência do projeto, garantindo personalidade e estilo em todos os cômodos da casa, sem se limitar apenas ao quarto principal. Deu certo.

A cozinha versátil e moderna projetada nos tons de preto, marrom e cinza garantem um ar mais arrojado a este espaço da casa. A pedra mármore alba pietra da bancada segue no tampo e sobe até o aéreo deixando o ambiente mais minimalista. O vidro canelado também é um dos protagonistas do projeto e entrega charme a mais este cômodo.

PONTOS-CHAVE

• Otimizar espaços ajuda muito e torna o ambiente completamente aproveitável. No caso da cozinha, um sistema de porta para ocultar a lavanderia fez toda a diferença no espaço. Outro destaque é a adega criada para o projeto: o cliente adora degustar whisky e bons vinhos.

• O apartamento também garante a elegância não só pela pedra mármore alba pietra que compõe a bancada da cozinha, mas também pela escolha do vidro canelado que arremata a composição desta parte da casa e se garante como um dos protagonistas do projeto. O realce de linhas retas em certas ocasiões também traz sofisticação.

Morar sozinho, mas receber boas visitas. A suíte social possui uma paleta de cores mais neutras e delicadas desde marcenaria até os tecidos utilizados. A aposta da composição transmite leveza e sobriedade ao cômodo da casa pensado para acolher uma jovem de 21 anos, filha do morador, que prometeu visitas ao pai.

No lugar proposto ao descanso, elementos que remetam aconchego, conforto e tranquilidade sem deixar de lado o design moderno que norteia todo o projeto. As portas em vidro fume do roupeiro criado para o quarto principal e a iluminação interna que abraça o espaço garante uma amplitude para o ambiente.

A identidade do morador presente em vários cantos da casa protagoniza a suíte principal com elementos de decoração que personalizam o quarto carregado de itens sofisticados no cômodo projetado para o descanso. O painel ripado no preto está presente na suíte harmonizado com uma melanina que imita pedra e garante sofisticação.

DETALHANDO

1. O home office possui uma mesa espaçosa para reuniões online e trabalhos, além de um aéreo. A serralheria e a marcenaria fazem uma composição com a pintura em concreto aos fundos. Além da mesa, o home office/closet possui um armário para dar apoio ao roupeiro da suíte com espaços maiores para malas e ternos. O espelho com formas arredondadas garante leveza para o ambiente.

2. O banheiro da suíte com a cuba esculpida e o revestimento de tijolinho preto faz toda diferença, exalando charme com acabamentos em preto fosco, resultando em mais uma composição charmosa do apartamento.

3. Um mix de textura deixou o espaço da varanda gourmet mais descontraído. A continuidade da pedra mármore Nero marquinha arremata a composição que se torna surpreendente.

Fotos: Kacio Lira