Zaha Hadid: o desconstrutivismo na vanguarda da arquitetura

Iraquiana, Zaha Hadid marcou o desconstrutivismo com traços que fogem do óbvio e implementou uma era futurista.

Com alma revolucionária, é coerente afirmar que Zaha Hadid foi um dos nomes responsáveis por transformar a arquitetura contemporânea e abrir caminhos para uma profissão mais ousada, criativa e imponente. Conhecida por muitos como a melhor arquiteta do mundo, a iraquiana foi a primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker e ficou conhecida por ir além dos limites das linhas e esboçar obras vistas como irrealizáveis — tamanho o grau de complexidade de suas criações. Nascida em 1950 na cidade de Bagdá, Hadid iniciou na arquitetura aos 22 anos e, apenas alguns anos mais tarde, fundou o Zaha Hadid Architects.

Se engana quem pensa que o legado de Zaha Hadid chegou ao fim com a sua morte, em 2016. Pelo contrário, seu escritório — agora dirigido pelo arquiteto Patrik Schumacher — continua a projetar obras culturalmente marcantes que mantêm vivos a memória e o estilo da arquiteta. Dando novos significados ao desconstrutivismo com construções orgânicas, que vão desde paredes sobrepostas a imensas curvas, Hadid ficou conhecida primeiramente pelos seus esboços inconfundíveis e os prêmios que decorriam deles — além da fama de serem impossíveis de construir e fora do padrão encontrado na época. Seu primeiro projeto ganhou vida em 1994 e, atualmente, suas criações estão distribuídas no mundo inteiro.

O dom quase sobrenatural permitia que Zaha inter-relacionasse o design, a arquitetura e o urbanismo de maneira jamais vista anteriormente, a tornando uma profissional implacável e diversa. O Centro de Esportes Aquáticos, em Londres, o Guangzhou Opera House, na China, e o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, nos Estados Unidos, são alguns dos tantos projetos realizados pela arquiteta e sua equipe. No processo criativo, a forma como as coisas se deslocam e a beleza do natural foram algumas das inspirações da Rainha das Curvas, retratadas em ambientes que demonstram movimento, expressão, diálogo e a colocam no pódio da arquitetura mundial.

A Casa Portuária de Antuérpia, assinada por Zaha Hadid, tem o formato de um navio e conta com 46 metros de extensão e quase 13 mil metros quadrados.
O Aeroporto Internacional de Pequim é uma das recentes e fabulosas obras assinadas pelo seu escritório — hoje comandado arquiteto Patrik Schumacher.
No lado externo, o Aeroporto de Pequim impressiona! Sua arquitetura foi pensada para aliviar o congestionamento na capital chinesa.
Considerado um dos prédios mais inovadores da Coreia do Sul, o Dongdaemun Design Plaza foi construído em 2014 e teve a sua fachada desenvolvida com cerca de 45 mil painéis de alumínio com tamanhos e curvaturas variadas. Segundo Hadid, o projeto integra o parque e a praça como se fosse apenas um, confundindo os limites entre arquitetura e natureza.
Hong Kong e sua Escola de Design da Universidade Politécnica receberam uma marcante criação do Zaha Hadid Architects. O Jockey Club Innovation Tower foi construído para abrigar os 1.800 alunos e funcionários e expressa dinamismo com sua arquitetura futurista.
O Heydar Aliyev Center, centro cultural projetado por Hadid, está localizado em Baku, no Azerbaijão. Suas formas fluidas transmitem a sensação do prédio estar saindo do solo, como uma integração com a paisagem e arquitetura local.
Último projeto de Zaha Hadid, a Casa de Ópera de Guangzhou possui traços esculturais extraordinários. Desenvolvido com materiais simples, como o vidro e o concreto, os elementos se conectam à paisagem como se fossem apenas um. Os vales fluviais e a maneira que são transformados pela erosão inspiraram o desenho do prédio, que conta com a mais alta tecnologia nos ambientes internos.