Beleza sensorial

A integração de ambientes é um conceito muito utilizado pelos arquitetos e designers na concepção de projetos de interiores. Por tornar os espaços mais amplos, fáceis de serem utilizados e proporcionar interação visual, essa estratégia é um dos pontos-chave da residência de quase 700 metros quadrados, principalmente pelo fato da planta ser em U e haver apenas um pavimento.

A movelaria fixa, assinada pelo escritório Michelle Donida, garante uma unidade visual que transforma os espaços com minimalismo e requinte. No ambiente de estar, um extenso painel, com peças de decoração pontuais, percorre a parede e agrega charme e funcionalidade à proposta.

Contatado desde antes da escolha do terreno, o escritório Michelle Donida Arquitetura desenvolveu o projeto de interiores e o arquitetônico do imóvel em Erechim. Como o casal possui dois filhos — de três e nove anos —, outro pedido foi que a residência contasse com ambientes individualizados para garantir privacidade e intimidade de cada integrante.

Nos espaços internos, a linguagem clássica com toques contemporâneos é a que comanda, abrigando um mobiliário fixo projetado pelo escritório e peças assinadas que elevam o projeto. Ornamentos nas portas, detalhes nobres em dourado e componentes amplos e espaçosos dão o tom da área social.

A sala de jantar simboliza a elegância que permeia a residência a partir de diversos elementos, como a mesa em Mármore Macchia Oro Paraná e pés dourados, as cadeiras Sierra e os lustres geométricos em cristal e metal dourado. Uns dos destaques do ambiente são a cristaleira e a porta do lavabo em laca branca acetinada, com abertura fecho toque para trazer leveza aos acessos e dar ênfase aos nichos assimétricos, que encantam com fundo feito com a mesma pedra da mesa e prateleiras douradas.

PONTOS-CHAVE

• Em cor chumbo, a estante planejada acompanha o pé-direito alto do estar social e adiciona
personalidade na narrativa off-white. O móvel recebeu prateleiras para abrigar os itens da família, portas
com molduras típicas do estilo clássico e espaço para a TV

• A base neutra predominante no projeto permite que a movelaria se destaque na composição. Os
aparadores em madeira natural da Sierra e a mesa lateral, por exemplo, adicionam doses de cor e
aconchego ao cenário. Além disso, as poltronas giratórias em veludo em cor marsala trazem charme e
vitalidade à área social.

• Uma porta deslizante foi eleita para o estar social, oferecendo a opção de integrar ou não o ambiente
com o restante dos espaços.

Comodidade, privacidade e funcionalidade caracterizam o estar íntimo da residência. Com a opção de ser integrado com a área social e a sala de jantar ou fechado para os momentos introspectivos, o ambiente recebeu uma marcenaria clean e estratégica. A bancada pode ser utilizada para realizar atividades do trabalho e possui painéis e gavetas que se abrem para auxiliar na organização. O espaço conta com um sofá com chaise, móvel solto em cor chumbo e belas esculturas de Samuel Angelo. As arquitetas ainda adicionaram panos de vidros que conectam o espaço ao cenário externo arborizado.

Coração da casa, a cozinha foi toda composta com tonalidades claras e marcenaria microtexturizada. Para o preparo das refeições, a bancada em L recebeu a pedra Quartzo Branco, enquanto as portas seguem o estilo clássico com as molduras imponentes. Um dos desejos da cliente era que a louçaria fosse integrada ao espaço. Por isso, as arquitetas a adicionaram com belas portas de vidro reflecta. A mesa para quatro lugares também foi eleita com o lustre despojado e as cadeiras aconchegantes.

Sofisticada e acolhedora, a concepção da suíte master tem como carro-chefe referências do estilo clássico. Os boiseries foram desenvolvidos nos painéis, que são iluminados pelo grande lustre em cristal. A estética de excelência é reforçada pela cabeceira estofada em gomos, o recamier com estrutura em dourado e as mesas laterais com os abajures.

O closet do casal segue a narrativa do quarto: o seu desenho se deu de forma simétrica para que ambos possam dividir o espaço igualmente.

Encantadora, a suíte da filha recebeu elementos decorativos personalizados. No espaço da cabeceira, a tela floral assinada pela artista plástica Wal Schneider transmite autenticidade e essência, conectando-se com o lustre que remete a folhas e flores. Além disso, a cama personalizada por Sabrina Lopes e a extensa cabeceira em cinza criam o cantinho perfeito para o descanso.

Os móveis contemporâneos foram os escolhidos para o espaço, dando vida a uma extensa bancada para os estudos da menina. No banheiro, os detalhes em metal dourado são o grande destaque, criando uma atmosfera de harmonia com a movelaria branca e a pedra requintada.

Para compor a suíte do filho, as arquitetas escolheram tonalidades mais ousadas e modernas. A cabeceira com lambris agrega um ar despojado ao espaço, dialogando com a mesa lateral, a cama e a escultura no décor. As cortinas em linho imprimem conforto para acolher o morador junto à iluminação intimista. Na proposta do banheiro a narrativa é prevalecida, com elementos em linhas retas, arandela tubular e paredes revestidas em porcelanato Calacata.

Outra solicitação dos moradores, o salão de festas foi visualmente conectado ao restante da residência, mas separado em outro bloco no terreno. Em uma proposta contemporânea, o ambiente recebeu uma movelaria fixa que se entrelaça às placas de concreto e resulta em um elemento diferenciado, abrigando nichos e a lareira personalizada. As duas poltronas em linho, o sofá e os dois pufes em cor chumbo são alguns dos elementos que conferem conforto aos momentos de celebração.

O salão de festas recebeu também uma área gourmet para o preparo dos jantares e almoços. Rico em beleza, o ambiente exibe panos de vidros para que a exuberante natureza fosse contemplada plenamente. No espaço de jantar, a mesa em lâmina de madeira Nogueira é o destaque principal, juntamente com as cadeiras de autoria do designer Jader Almeida — assim como as banquetas da bancada em Quartzo Calacata. Os móveis da área seguem o padrão do lar, recebendo molduras e tonalidades claras.

DETALHANDO

1. A varanda do salão de festas é toda revestida com painel ripado em madeira garapeira, imprimindo requinte na área de descanso e proporcionando a apreciação da natureza em um cenário acolhedor.

2. A área externa do salão de festas é pura hospitalidade. Balanços de Rodrigo Karam, móveis outdoor e o carrinho-bar assinado por Fernando Motta são alguns dos destaques.

3. Um dos pontos de destaque do projeto é o contraste elegante de branco e tons amadeirados, assim como a combinação de elementos clássicos, como os boiseries, e móveis com design contemporâneo.

4. Na circulação íntima, uma rouparia com portas no estilo clássico foi adicionada. Otimizando o espaço de passagem, o item agrega funcionalidade no cotidiano da família. Os puxadores foram feitos sob medida e contrapõem com os rasgos lineares no gesso.

5. A lavanderia recebeu o estilo clássico predominante nas portas e nos puxadores. Na parede, foi utilizado porcelanato em estilo concreto aparente, o que traz ousadia à composição.

Fotos: Grasi Mohr